VISITANTES

sábado, 9 de junho de 2018

A FORÇA DA POESIA

A poesia é sim uma agente transformadora de vidas, da sociedade, do mundo. Esteve, está e estará presente nos grandes momentos e acontecimentos mundiais, como forma de expressão, de manifestação, de resistência, de compaixão, de fraternidade, de crítica, de entrega, de solidariedade, enfim. A poesia atravessa os tempos modificando aldeias e universos. Ela é onipresente.
Em minhas andanças, tenho testemunhado e participado de fatos lindos, inusitados, e maravilhosos.
Mais uma vez tive a oportunidade de ser presenteado com momentos únicos. Durante o Seminário para o qual fui, com muita honra e felicidade, convidado a participar em Espumoso, entre os tantos momentos únicos e belos com os quais fui honrado, me sensibilizou muito o relato de uma professora (que infelizmente não perguntei o nome) que alfabetizou uma senhora de mais de 60 anos através das poesias que ela própria criava, mesmo sem saber ler e escrever. Essa senhora tinha as poesias em sua mente, e as recitava à professora que, por sua vez, as escrevia no quadro e em cadernos, criando um processo muito específico de alfabetização. E que deu certo! Hoje essa senhora consegue transpor suas ideias e suas poesia para o papel! Não é lindo, isso? Não é maravilhoso???
Isso me fez lembrar de um poema de minha autoria, "A negra poesia", cuja temática inclui fato parecido: uma escrava negra cujas poesias habitavam sua mente e seus sonhos, ainda que ela fosse analfabeta e proibida de voar em seus versos. No poema, a poesia também a libertou, embora de uma forma mais drástica.
É a inspiração e a poesia enfrentando a dura realidade e as mazelas do mundo, e efetivamente transformando vidas!
Sou realmente um privilegiado em minha senda poética.
Que a poesia seja sempre uma ferramenta do bem!!!
Gracias meu Deus!!!


 Caine Teixeira Garcia
Imagem Google/Internet

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste seu comentário