VISITANTES

quinta-feira, 15 de abril de 2021

RENATO PORTALUPPI

Renato é o maior ídolo existente na relação com um clube de futebol. Sua história e  identificação com o Grêmio é tão  gigantesca que confunde-se naturalmente com a do clube. Ou melhor: ele é a própria história do nosso tricolor. Ajudou a imortalizar grande parte dela, e imortalizou-se junto. Como jogador e como treinador no imortal foi competente, vencedor e, sem sombra de dúvidas,  foi torcedor. Um árduo e inarredável defensor do Grêmio e da sua torcida. 

Toda essa inquestionável importância desse que é o maior dos maiores na história do clube acabou por prejudicá-lo durante a sua passagem mais recente como treinador. Foi fácil e cômodo para a Diretoria entregar nas mãos desse gigante muitas e diversas questões que não eram de sua alçada,  enquanto tratavam de quimeras e politicagens. Afinal, Renato tem o respaldo da maior torcida do RS. Ocorre que é praticamente impossível navegar em todos esses "mares" do futebol como timoneiro sem fazer água. São muitas questões e, grande parte delas, esbarra em planejamento e finanças. O ídolo viu-se envolto nas armadilhas que existem quando se quer atingir a perfeição em tudo, quando não se percebe que até mesmo os maiores necessitam de auxílio, precisam ser humildes e podem sim, estarem errados em algum momento. 

Renato foi jogado aos leões, eu diria. Mas conscientemente. Deram-lhe todas as chaves, mas nem o maior dos maiores é capaz de atender a contento tantos problemas e questões.

As sucessões de erros (inevitáveis) decorrentes de uma visão omissa, covarde e acomodada da Direção e de uma soberba e pretensão de Renato acabou com a paciência da torcida. Com a paciência, mas jamais com o respeito e a idolatria por seu maior ídolo.

Coisas do futebol. Não é o fim dessa história, apenas o fim de um ciclo que se renova e, tenho certeza, trará novamente Renato Portaluppi para a Arena e para novos títulos, consagrando e consolidando mais uma vez o maior dos maiores.  Eu pedi muito a sua saída agora, e estarei feliz quando for o momento de pedir o seu retorno. 

Era necessário e ele sabe disso,  como necessário é o nosso reconhecimento e agradecimento a esse gênio do futebol. 

Obrigado,  REINATO.

Estaremos juntos em breve.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste seu comentário