VISITANTES

quinta-feira, 21 de julho de 2022

OS AMIGOS PARTEM

É fato, os amigos partem. Mas isso não é surpreendente, embora sempre nos cause espanto. Partir é da vida. Chegadas necessitam de antônimos. Ao longo de nosso tempo, aprendemos a conviver com as adversidades,  com as contrariedades, com despedidas. Mas nem sempre.

Os amigos partem. Partir é do jogo. Contudo, a partida de um amigo carrega consigo uma peculiaridade: ele vai, mas fica. Nós ficamos, mas ele nos leva. Um amigo de verdade tem o poder de habitar na gente. Uma amizade verdadeira cria uma simbiose única. Não há  obstáculos que enfraqueçam o sentimento que une amigos de verdade. O laço da verdadeira amizade é indestrutível, incorrompível, inquebrantável. Por isso é possível ser amigo mesmo distante. Sabemos com quem realmente podemos contar, e não precisamos ter a presença física para termos essa certeza.

Amigos de verdade brigam sim, divergem e são capazes de dizer aquilo que outras pessoas jamais diriam: a verdade. Amigos buscam a reconciliação. Amigos de verdade cuidam, sentem saudades, são duros às vezes, mas respeitam a individualidade, têm empatia e querem o bem do outro sem exigir nada em troca. Talvez, apenas reciprocidade. E é  justo.

Amizade de verdade resiste ao tempo, a distância e se mostra essencialmente na necessidade, na precisão, na escassez, na dor.

Os amigos partem. E não só para outra cidade, estado, país. Não só geograficamente. Eles partem também desse mundo terreno. Essa é a partida mais difícil, mais doída, mais devastadora. 

A vida também têm seu antônimo. A morte é  chocante, não só por ela em si, mas muito pelo que deixamos de fazer por alguém Oi com alguém. 

Por que marcamos um churrasco e nunca o fazemos? Por que adiamos aquela cerveja e o bate-papo descompromissado? Por que pensamos em ligar e não ligamos? Por que não priorizamos aquelas mensagens simples, mas que demonstram atenção e afeto?

Os amigos partem. Estão partindo todo dia. Geograficamente e deste plano.

Quem são nossos amigos? Somos amigos de quem?

Preservemos os amigos. Se forem poucos, mais fácil ainda de cuidar.

Cuidemo-nos.

Nós também partimos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste seu comentário