VISITANTES

quarta-feira, 18 de maio de 2016

A PONTE PARA O FUTURO

Não é novidade, é uma CERTEZA. Quanto mais converso com crianças, adolescentes e jovens,  mais eu me convenço de que a tal "ponte para o futuro" deve ser embasada em investimento pesado na educação inicial, básica, primária. Devemos cada vez mais apostar na educação que realmente dá o ensinamento necessário mínimo para que um ser humano possa ter a liberdade de se desenvolver com autonomia,  segurança e rumo. Devemos possibilitar que nossas crianças tenham um alicerce fundamental para que no futuro possam ter consciência,  capacidade e noção de qual caminho podem, devem ou querem seguir. Devemos propiciar que elas sejam capazes de decidir, sem que se sintam órfãs de apoio e preparo, sem que tenham ou experimentem a sensação de exclusão em suas vidas, como se algo estivesse errado. Devemos lutar por um ensino com professores bem remunerados, preparados e que realmente queiram estar nas salas de aula, efetivamente educando, sem tendências ideológicas, sejam elas quais forem.  Um ensino em que, da interação entre aluno e professor, resulte a certeza de que teremos mais cidadãos preparados para o mundo e seus desafios, com mais alma e sentimentos de família e coletividade, com menos individualidade,  sem que,  no entanto,  percam sua personalidade e jeito próprio de ser. Uma educação baseada em respeito e limites, pois ao contrário do que se prega ultimamente,  crianças, adolescentes e jovens devem sim, ter limites e saber o que é correto ou não, entendendo e arcando com as consequências de suas decisões.
Enquanto é lindo, gratificante e encantador ver jovens educados e bem orientados,  também é frustrante o contato com tantos inocentes despreparados e sem qualquer noção sobre a vida real e seus constantes desafios. Uma sociedade que educa, evolui. Uma sociedade que educa, melhora. Tem seres humanos melhores.  Essa é a ponte para o futuro.  O resto é recreio perigoso e sem organização. O resto é tumulto deseducado. 
Sou a favor da volta do poder e interesse familiar,  da valorização dos educadores e meios de educação.Sou a favor de uma ponte para o futuro digna, concreta, possível e urgente.
Como construir essa ponte não é segredo. Também é fato que temos preferido usar o rio e nadar contra a correnteza, e a favor de interesses não muito salutares.
Vamos erguer logo essa ponte,  pois um futuro melhor ainda nos aguarda.

Imagens Google/internet




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste seu comentário